sábado, 16 de junho de 2012

Um clássico dos jogos - História e novidades!


Vou falar sobre um clássico da história dos jogos, quem nunca ouviu falar de Age of Empires?
Se você não conhece irei te apresentar de forma resumida sobre sua história, jogabilidade, gráficos, enfim o que você precisa saber…(ou não)


Também escreverei sobre o misterioso Age of Empires 4,quando será lançado? Sobre o que será?
Mistérios, mistérios, mistérios ^^



Um dos primeiros jogos de estratégia criados e lançados para PC, onde você tem que governar sua ‘tribo’ até se tornar um ‘império’, expandindo seu território, criando muros, exércitos ou até mesmo fazer alianças.
Age of Empires passa na idade antiga e sua expansão ‘Rise of Rome’ passa na época do Império Romano.


Prós:
Para a época, os gráficos eram impressionantes, o jogo é viciante, te dava inúmeras possibilidades de conquistar totalmente o ‘mundo’ ou simplesmente crescer economicamente e formar aliados. Sua criação inspirou outra centena de jogos de estratégia que vieram após ele.
O que eu mais gosto na sua primeira versão, é a possibilidade de você controlar os mesmos aldeões que um computador, isso realmente te ajuda no inicio!

Contras:

Após algum tempo de jogo, você conhece todos os movimentos dos ‘NPCs’, eles não são ‘inteligentes’, sempre o mesmo tipo de ataque padrão, exército misto, torna o jogo um pouco cansativo (Ps:Isso após muuuuito tempo de jogo).
Outro problema da primeira e segunda versão, que foi corrigido na terceira: sempre existe uma unidade militar superior a qualquer outra… no caso num jogo multiplayer, todos os jogadores só criam ‘Phalanx’ no Age 1 e ‘Paladin’ no Age 2,ou você é aniquilado em segundos…


De longe é um dos meus jogos favoritos, quando foi lançado ganhou o titulo de ‘Melhor jogo de estratégia do ano’ se não me engano foi em 1999, ele se passa dessa vez na Idade Média e segue o mesmo gênero do primeiro da série…

Sua expansão ‘The Conquerors’ apenas adiciona novas civilizações, novos mapas, ou seja, novas táticas de combate!

Prós:
Te dá novas possibilidades de formação de alianças, diálogos, comércio.

Cada civilização tem um Ponto forte,um ponto fraco,unidades únicas, o que faz com que seus ataques possam ser elaborados dependendo da civilização que você escolhe.

O novo sistema de inteligência dos ‘NPCs’, que analisam seu ataque e constroem o exercito de defesa ideal para freia-lo.

Contras:

Existem civilizações que não tem a mínima chance contra outra, mesmo existindo um equilíbrio entre as civilizações, olhando um jogo de 6-8 pessoas, não interfere em nada, mas em um jogo 1 contra 1, você conhece o vencedor do combate antes mesmo de começar o jogo…

Também, como já tinha falado no Age 1, um exercito bem montado de Paladinos, derruba qualquer outro… Inclusive um exercito de mesmo numero de camelos (que é o ‘predador’ natural de paladinos).


Outro grande sucesso, depois do consagrado Age of Empires 2, todos os seus fãs estavam ansiosos pelo lançamento do Age of Empires 3 e ele não decepcionou ninguém!

Seguindo a linha do tempo, Age of Empires 3 se passa na época das expansões marítimas e com muitas novidades incríveis.


Prós:

Novamente uma reformulação na inteligência dos ‘NPCs’, que nessa versão se tornam extremamente agressivos com seus constantes ataques, pouco amigáveis e que se você não tomar cuidado, você acaba sendo dizimado em menos de meia hora.

Age of Empires 3 tem um sistema de nível,onde você evolui jogando em qualquer modo do jogo,o que te inspira a jogar mais e mais, pois você vai abrindo ‘cartas’, que são recursos enviados pela sua metrópole para fortalecer suas colônias.

A hegemonia de um único exército acaba nesta versão do jogo (como cada civilização tem muitas unidades únicas – basicamente todas) o que torna o jogo muito estimulante.

O novo sistema de coleta de recurso melhorado, onde você não precisa esperar seu aldeão coletar x numero de madeira, e esperar ele levar no depósito, no momento em que ele está coletando você já pode usar a madeira, ou seja, qualquer outro recurso.

Contras:

O sistema de multiplayer tão simples e limpo dos seus antecessores foi totalmente alterado.

Você só tem 2 times para escolher,o time 1 ou o time 2… Foi o que mais me decepcionou, pois no age 2 as batalhas tinham 4 lados o que as tornava muito mais divertidas…

E agora, o grande mistério…


Age of Empires 4 tem previsão de lançamento para o inverno de 2011 (finalmente) e espera-se um grande jogo…

Mas a grande questão: Sobre o que será?
Alguns afirmam que será sobre as guerras mundiais, outros que será sobre a guerra do Vietnã, também há boatos de que ele será uma reprodução de Age of Empires 1, com gráficos melhorados.

Mas uma coisa posso garantir, será um jogo épico, que com toda certeza será digno dos seus antecessores!

Agora é só aguardar, espero que tenham gostado da minha breve análise..

Boa navegação a todos o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário